TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

CORONAVÍRUS: Projeto da Sobape reforça orientações sobre combate à Covid-19
Publicada em 27/03/2020


 

A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), engajada na corrente de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus (SARS-Cov-2), está divulgando conteúdo especializado para orientar as famílias e a sociedade sobre como devem monitorar a saúde das crianças e adolescentes em tempos de quarentena e isolamento social por causa da pandemia.

A iniciativa faz parte do projeto “SOS Criança”, idealizado por um grupo de pediatras para fazer publicações sistemáticas em texto e vídeo, no site (www.sobape.com.br), canal do YouTube e nas redes sociais da Sobape (Facebook e Instagram), com informações seguras sobre o cenário clínico e social que a doença impôs sobre o planeta. Além disso, o projeto divulga dicas de atividades lúdicas voltadas para as crianças e os adolescentes.

“Nesse momento sentimos aumentar a responsabilidade da nossa missão de oferecer boa assistência às crianças, aos adolescentes e às suas famílias. A população precisa estar bem informada para compreender a seriedade da Covid-19 e, num esforço coletivo, superarmos essa difícil situação”, destaca a presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez.

A pediatra Helita Azevedo, do Departamento de Ensino da Sobape, reforça que o projeto “SOS Criança” também é um instrumento contra as fake news, “que só agravam a aflição das famílias e atrapalham as medidas seguras e corretas para vencer o vírus.

Números

Segundo balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta quinta-feira (26), o Brasil já registra quase 3 mil casos da doença com 77 mortes em decorrência da infecção. Na Bahia, são mais de 100 casos confirmados, mas não registro de óbitos. Já passa de 19 mil o número de mortos no mundo.

Os principais sintomas da Covid-19 envolvem febre, cansaço e tosse seca, mas alguns pacientes podem ser assintomáticos. O vírus pode ser transmitido por saliva, espirro, tosse ou catarro, elementos mais presentes quando uma pessoa está com gripe.

Além do isolamento social, o Ministério da Saúde vem reforçando outras orientações para frear o contágio, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, preferencialmente, ou usar álcool em gel a 70%, quando a primeira opção não for possível. Evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca usar lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo em seguida.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria