TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Exame de atuação e conferências internacionais abrem 13° Cobrapem
Publicada em 29/05/2019


 

Quase 60 candidatos realizaram nesta terça-feira e quarta-feira (28 e 29) o exame para obtenção do Certificado de Área de Atuação em Endocrinologia Pediátrica, realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A aplicação das provas prática e teórica fazem parte da programação do 13º Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia (Cobrapem), que acontece em Costa do Sauípe (BA).

Os exames foram elaborados em comissão paritária com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e a Associação Médica Brasileira (AMB). A prova prática incluiu avaliações na forma de casos clínicos e/ou questões diretas. Já a prova teórica teve valor máximo de 100 pontos, e será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 60 pontos.

A partir das 15 horas do dia 4 de junho, será publicado no site da SBP e da SBEM o gabarito das provas. O resultado final, após análise de eventuais recursos, será divulgado até o dia 5 de julho.

PROGRAMAÇÃO – Ainda nesta quarta-feira (29), a partir das 16h30 duas conferências internacionais – uma do Canadá e outra da Inglaterra – abrem a programação científica oficial do evento, que nesta edição traz como tema central “Humanidades e medicina: a contribuição da endocrinologia pediátrica”.

Para o presidente do evento e do Departamento Científico de Endocrinologia da SBP, dr. Crésio Dantas Alves, “o 13º Cobrapem representará a contribuição da endocrinologia pediátrica na restauração da ruptura entre o tecnicismo e o humanismo, tão presentes na prática médica atual”.

Segundo ele, há muitos temas de interesse como o diabetes mellitus neonatal, a obesidade infantojuvenil, a genética do diabetes mellitus tipo 1, o hipotireoidismo congênito e a triagem neonatal. Além disso, estão previstas diversas outras palestras de alto nível científico, como a de hipovitaminose D, puberdade precoce, baixa estatura, entre outras.

TRABALHOS CIENTÍFICOS – A Comissão Científica do 13º Cobrapem recebeu 142 trabalhos que serão apresentados nos formatos apresentação oral ou pôster, para as áreas de crescimento; puberdade; metabolismo ósseo; diabetes mellitus; genética; hipófise; adrenal; obesidade; metabolismo; hipoglicemia; lipídeos; distúrbios da diferenciação sexual; tireoide; entre outros.

Na modalidade apresentação oral, os trabalhos com maior pontuação serão apresentados em grupos. Cada autor-apresentador terá oito minutos para expor, com posterior discussão. Já na modalidade pôster, os trabalhos aprovados ficarão expostos nos dias 30 de maio e 1º de junho.

TRADIÇÃO – Realizado a cada dois anos, o evento tem como objetivo ser um instrumento de educação continuada, permitindo a atualização dos endocrinologistas pediátricos sobre as pesquisas mais recentes da área. Além disso, tradicionalmente o Cobrapem também representa um espaço para divulgação de trabalhos científicos e uma oportunidade para se fazer novos contatos, permitindo a divulgação da especialidade para médicos e profissionais da saúde.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria