TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Presidente da SBP destaca principais causas de morte de crianças
Publicada em 02/05/2019


 

Fonte: SBP

As reflexões sobre as principais causas de mortalidade de crianças e adolescentes no Brasil foram o tema central da palestra ministrada pela presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, durante as atividades do I Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste (Nordesteped).

“Muitas crianças não têm um pediatra que as acompanhe no crescimento e a maioria delas é atendida em serviços de emergência. É preciso promover e proteger a saúde das crianças em seu contexto familiar e na comunidade em que está inserida. E isso só é possível por meio da puericultura”, destacou.

Em sua aula, dra. Luciana mostrou o índice de mortalidade neonatal no Brasil, que ainda é alto se comparado aos países de primeiro mundo. “É indispensável e fundamental que exista toda segurança necessária em cada nascimento. Isto inclui a presença do pediatra para assistir o recém-nascido, assim como de todos os outros membros da equipe, incluindo o obstetra e a enfermeira. Só assim é possível garantir o bom atendimento para a mãe e o recém-nascido”, disse.

Outro ponto destacado pela presidente da SBP foram os altos índices de mortes por armas de fogo no Brasil, com base no levantamento feito recentemente pela instituição, que mostra que no Brasil uma criança ou adolescente morre, a cada 60 minutos, em decorrência de ferimentos por arma de fogo.

“Esse é um problema multifatorial. O acesso às armas de fogo é um tema que deve ser discutido com profundidade por nossos governantes por conta de suas implicações éticas, morais e sociais”, explicou.

Durante sua exposição, dra. Luciana abordou ainda a importância da Residência de 3 anos e os benefícios que ela trouxe à formação da nova geração de pediatras. “A SBP tem contribuído de forma efetiva para a formação de jovens médicos, com inúmeros documentos científicos e as aulas sobre os mais diversos temas”, destacou.

ATIVIDADES – A programação do Nordesteped, que segue até sexta-feira (3), trará ainda mesas-redondas sobre infecções por zika vírus; autismo, reposição de vitaminas, tabagismo e drogas na infância e adolescência, calendário vacinal, entre outros. O Congresso é realizado pela SBP em parceria com todas as filiadas da Região Nordeste em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria