TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape reforça atenção dos pais para a segurança de crianças no Carnaval
Publicada em 27/02/2019


 

Quem pretende levar crianças e adolescentes aos circuitos de rua do Carnaval precisa observar cuidados essenciais listados pela Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) para garantir a segurança e integridade física dos pequenos foliões. Uma campanha iniciada nesta quarta-feira (27) e divulgada no site (www.sobape.com.br) e nas redes sociais da Sobape (Instagram e Facebook) reúne cards com mensagens direcionadas aos cuidados durante a festa e apresenta vídeos gravados pelos pediatras especialistas com dicas sobre cada assunto.

As recomendações incluem uso de pulseiras de identificação para evitar crianças perdidas, combate à exploração sexual e ao trabalho infantil, garantia de alimentação saudável e hidratação, riscos do consumo de álcool e drogas, alerta sobre possibilidades de gravidez indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

A presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez, conclama que os foliões denunciem qualquer tipo de agressão ou forma de trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes. "Vamos conciliar a folia com vigilância devida para preservar a integridade dos nossos pequeninos. Não deixe isso passar ao largo dos seus olhos. Denuncie, disque 100”, orienta. Denúncias também poderão ser comunicadas à comissão fiscalizadora instalada por vereadores de Salvador com atuação dedicada aos dias da folia momesca.

COMBATE AO USO DE ÁLCOOL POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES - Crianças e adolescentes não devem consumir bebida alcoólica e nenhum tipo de droga durante a festa, conforme adverte a hebeatra Sandra Plessim, ao salientar que o contato precoce na experimentação de álcool traz sérios danos ao desenvolvimento da criança e do adolescente. A especialista estende o alerta a comerciantes, lembrando que vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos é considerado crime no Brasil.

PREVENÇÃO DE DSTS E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA - A hebeatra Isabel Carmen Freitas chama a atenção para o uso imprescindível de preservativos em relações sexuais. “Caso alguma coisa dê errado, ainda tem a pílula da emergência que pode ser usada em até cinco dias da relação sexual desprotegida. Porém, quanto mais cedo, melhor. Vá com muita paz e respeite o outro”, salienta.

ALIMENTAÇÃO, HIDRATAÇÃO E EXPOSIÇÃO AO SOL - Para manter os pequenos foliões hidratados, água e frutas sempre devem ter preferência no lugar de sucos industrializados ou refrigerantes. Apesar da programação atípica dos festejos, a Sobape salienta que é preciso manter a rotina alimentar e não substituir as principais refeições por lanches. Para consumo de alimentos vendidos na rua é importante conferir antes as condições de higiene no preparo e conservação dos produtos. Outro cuidado indispensável é a aplicação de filtro solar e uso de acessórios como chapéu, mas, acima de tudo, é importante evitar exposição excessiva ao sol.

PULSEIRA DE IDENTIFICAÇÃO - A recomendação é que as crianças e adolescentes que forem aos circuitos devem usar pulseira ou crachá de identificação que tenham seu nome, nome dos pais e/ou responsáveis, telefone para contato e também informação sobre algum tipo de alergia. Este ano, taxistas de Salvador ajudarão a distribuir mais de 4 mil pulseiras de identificação.

SEGURANÇA E PREVENÇÃO DE ACIDENTES - Ao chegar no espaço da festa [rua ou local privado], recomenda-se que os pais verifiquem se a estrutura apresenta algum risco de acidente, como por exemplo, com fios elétricos descobertos, tomadas abertas ou áreas em que a criança possa escorregar e cair.

RISCO DE INFECÇÕES - Por causa da grande concentração de pessoas, não estão descartados os perigos de infecções respiratórias, que podem ser transmitidas entre os foliões a partir de pequenas partículas de saliva, pela contaminação de alimentos mal conservados ou que tenham sido manipulados por pessoas portadoras de vírus e bactérias.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria