TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Em Roda de Conversa, Sobape orienta a prevenir gravidez na adolescência
Publicada em 08/02/2019


 

Uma Roda de Conversa promovida pela Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) nesta quinta-feira (7), no Ambulatório Materno-Infantil Nelson Barros, que funciona dentro do prédio da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Terreiro de Jesus, orientou adolescentes sobre os cuidados no início da vida sexual para prevenção de doenças e gravidez precoce.

A atividade, moderada pela pediatra Isabel Carmen Freitas e pela ginecologista Márcia Cunha, integrou a campanha nacional coordenada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em apoio à Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência - com início fixado pelo governo federal no dia 1° de fevereiro.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), um em cada cinco bebês nascidos vivos na Bahia nos últimos quatros anos foi gerado por uma adolescente com idade entre 10 e 19 anos.

"Se você não trabalha projeto de cida com o adolescente, a gente não vai conseguir vencer esse desafio que é a precocidade da gestação na adolescência. Eles precisam desses espaços de rodas de conversa para discutir e aprender sobre essa questão", afirmou a presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez, durante o encontro.

"Falar sobre sexualidade para prevenção da gravidez na adolescência deve ser uma responsabilidade compartilhada entre família, equipe médica, escola e comunidade. Se a gente evita falar do assunto, a gente perde a oportunidade de tirar as dúvidas", pontuou a pediatra Isabel Carmen Freitas, ao salientar o perfil multiplicador do adolescente, especialmente hoje com as redes sociais.

A ginecologista Márcia Cunha explicou que as chances de intercorrência e complicações físicas na gravidez de uma adolescentes é 2/3 mais frequentes do que a população em geral, acrescentando a isso os prejuízos sociais e baixa no rendimento escolar. "Geralmente elas faltam às consultas, não seguem as orientações médicas e demoram a entregar os exames solicitados".

Na próxima segunda-feira (11), a Sobape realizará um novo encontro com adolescentes no auditório do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), às 9h, com a mediação da ginecologista Milena Bastos Brito e da pediatra Sandra Plessim.

As iniciativas da Sobape e de outras filiadas à SBP para prevenção da gravidez na adolescência estarão disponíveis online no portal [http://www.sbp.com.br/especiais/prevencaonagravidez/], onde também consta uma agenda nacional sobre o tema.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria