TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Petrolina e Juazeiro dividem programação do Nordesteped
Publicada em 15/01/2019


 

Fonte: SBP

Com o objetivo de interiorizar e regionalizar o conhecimento, as nove filiadas do Nordeste da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) realizarão entre os dias 1º e 3 de maio o 1º Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste (Nordesteped). O maior evento pediátrico da Região será realizado simultaneamente nas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), que são divididas pelo Rio São Francisco. A promoção do evento é da SBP e filiadas da Região Nordeste.

Para a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, um dos grandes avanços da atual gestão foi fortalecer a rede e a integração com suas filiadas. “Este congresso vem para consagrar este compromisso que estabelecemos em nossa administração, de integrar os pediatras de todo o país, sobretudo os do Nordeste”.

Segundo a pediatra Anamaria Cavalcante e Silva, diretora de Integração Regional da SBP no Nordeste e presidente da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep), a ideia de realizar o congresso em duas cidades tão importantes ao mesmo tempo surgiu em uma sessão de brainstorming com os presidentes das filiadas do Nordeste.

“Queríamos há muito tempo realizar um evento que unisse todo a região. Em uma das reuniões com os presidentes das filiadas veio essa ideia de promover o Nordesteped concomitantemente nessas duas magníficas cidades. Além disso, escolhemos Petrolina e Juazeiro por saírem da rota tradicional de capitais. Queremos levar os conhecimentos e os debates científicos para o interior”, explica.

Outro ponto relevante é que o congresso proporciona mais união e engajamento entre todos os presidentes das filiadas da região Nordeste. “Cada um dos dirigentes ficou responsável por uma parte da comissão científica, cultural ou social, por exemplo”, acrescenta.

TEMAS – Durante os três dias de evento os especialistas terão acesso a uma grade científica atualizada e extremamente adequada à realidade cotidiana do pediatra. O congresso contará com mini-conferências, mesas-redondas e conferências. Segundo o presidente da atividade e da filiada de Pernambuco, Eduardo Jorge da Fonseca Lima, o pediatra é o público-alvo principal do evento, no entanto, todos os profissionais de saúde que trabalham diretamente com as crianças poderão participar.

“Destaco principalmente temas que podem ser de interesse para os profissionais de nutrição, como aleitamento materno, dieta de transição, seletividade alimentar. Para aqueles que atuam na área da psicologia também teremos vários assuntos que convergem com a saúde mental”, diz.

Os temas abordados versarão sobre nutrição e imunidade; intolerância à lactose; alergia à proteína do leite de vaca; cuidados paliativos em neonatologia e pediatria; hipóxia perinatal; diagnóstico de desordens comportamentais; calendário vacinal; jogos educativos e digitais na infância e adolescência; neurodesenvolvimento; o movimento antivacina e suas consequências; entre outros.

“Além da grade científica, os pediatras terão a oportunidade de trocar experiências com os professores participantes e com outros congressistas de várias regiões do país e, especialmente, do Nordeste. Por isso, tenho certeza que o evento será ímpar com uma participação incrível e colaborativa de todos”, enfatiza ele.

INSCRIÇÕES – As inscrições para o evento já estão abertas. O primeiro lote de ingressos com desconto vai até o dia 21 de janeiro. Os valores variam de R$100 (estudantes cadastrados na Liga de Pediatria da SBP) a R$ 650 (médico não associado à instituição), de acordo com a tabela vigente.

“O Nordesteped não será apenas um momento de atualização, mas também de confraternização, de encontro de ideias. Nós que estamos organizando o evento somos também professores. Então, vamos envolver os alunos, as ligas, os residentes em pediatria para gerar engajamento na doutrina pediátrica, na arte de ser pediatra”, concluiu Eduardo Jorge.

Mais informações no site: http://www.sbp.com.br/especiais/congresso-de-pediatria-do-nordeste/

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria