TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

NOTA DE REPÚDIO: CRIANÇAS X ELEIÇÕES
Publicada em 26/10/2018

Salvador, 26 de outubro de 2018

NOTA DE REPÚDIO – Crianças x Eleições

A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) manifesta desaprovação e repúdio a toda e qualquer utilização de crianças e adolescentes em mídias sociais ou em qualquer outro meio de comunicação, desrespeitando os direitos do Estatuto da Criança e Adolescente, quanto à exposição em situações que os deixem em condição de vulnerabilidade. Repudiamos as cenas nas quais eles reproduzam falas e pensamentos de adultos, com exposição pública de sua imagem, em gestos de estímulo à violência, posicionamento partidário ou quaisquer situações em que sejam “usados” para comoção social em campanhas políticas, independentemente de partido. Nosso posicionamento baseia-se no que diz o Capítulo II, Artigos 17 e 18 do ECA, e entendemos que é papel de todos preservar esses direitos.

As campanhas político-partidárias de qualquer ordem não devem envolver as crianças e adolescentes, uma vez que essa participação prejudica sua saúde mental, gerando uma polarização entre eles, que assumem comportamentos de adultos.

Em recente carta aberta da *Sociedade Brasileira de Pediatria* aos candidatos a cargos políticos, houve a elaboração de um elenco de propostas que abrangem vários setores, como saúde, educação, questões sociais e familiares, o que certamente vai poder contribuir de forma positiva para os mais diversos aspectos da vida de crianças e adolescentes. A sugestão é que estas propostas estejam na plataforma das políticas públicas dos governos.

A Sobape orienta os pediatras a não compartilharem nenhuma mídia que desrespeite o que assegura o ECA. Nossas crianças devem viver sua infância, sendo respeitadas na condição de seres em formação.

Diz o ECA - CAPÍTULO II:

Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade

ART. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

Diretoria da Sociedade Baiana de Pediatria

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria