TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

20º Congresso Brasileiro InfectoPed reunirá especialistas em Salvador
Publicada em 25/09/2018


 

Foto: Divulgação SBP

Entre os dias 14 e 17 de novembro, Salvador (BA) sediará o 20º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica (Infectoped). Realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade Baiana de Pediatra (Sobape), o evento reunirá os maiores especialistas da área para discutir temas de atualização científica e, em especial, o retorno de diferentes doenças infecciosas que têm chamado a atenção da população brasileira.

Cerca de mil especialistas são esperados pela Comissão Organizadora do evento. Os interessados em participar do 20º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica têm até o dia 26 de outubro para realizar sua inscrição com desconto. Para conferir mais detalhes da programação científica e garantir sua vaga, acesse o site.

De acordo com a presidente do 20º Infectoped, dra. Lêda Lúcia Moraes Ferreira, a programação científica foi construída de forma cuidadosa e terá como foco assuntos que representam desafios em termos de saúde pública e que, cada vez mais, são observados no consultório pelos pediatras.

“Um desses problemas está relacionado à sífilis, que tem crescido exponencialmente no Brasil e no mundo. Também serão abordados aspectos diagnósticos e de tratamento da sepse, HIV/AIDS, caxumba e sarampo. Outro tema que ganhará destaque são as arboviroses, que entraram em evidência a partir das epidemias de dengue, zika e chikungunya, com repercussões especialmente graves no Nordeste do País”, indica.

PROGRAMAÇÃO – No dia 14, a partir das 8h, serão realizados os cursos pré-congresso sobre “Imunizações”, “Antimicrobianos” e “Manejo clínico da tuberculose pediátrica”. Além disso, haverá um workshop de “Metodologia científica” e sessões Meet the Professor sobre “Infecções congênitas” e “HIV/AIDS”.

No dia 15, pela manhã, acontecerá a conferência de abertura do evento, debatendo o tópico “Anti-vacinas e impacto na saúde pública”. Na sequência, diferentes simpósios abordarão temas como: “Infecções bacterianas graves”; “Pneumonias atípicas”; “Toxoplasmose congênita”; “Análise crítica de consensos terapêuticos”; e mais.

No dia 16, estarão no centro dos debates as sessões de temas livres, bem como as conferências e painéis a respeito do “Reconhecimento precoce e manejo de sepse”; “Orientações do infectologista pediátrico na criança e adolescente vítima de violência sexual”; “Controvérsias em infectologia”; entre outros.

Encerrando as atividades do 20º Infectoped, no dia 17, ocorrerão ainda aulas sobre “Estreptococo do Grupo A em crianças”; “Manejo de situações clínicas frequentes”; “Avanços no controle antimicrobiano em um hospital” e “Epidemiologia e tratamento da tuberculose na infância”.

Segundo a dra. Lêda Ferreira, os assuntos elencados têm importância fundamental para a atuação do pediatra, como por exemplo a prevenção à resistência bacteriana e o uso racional de antimicrobianos, uma vez que as Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAS) representam um dos principais problemas em diversos serviços hospitalares.

“Diante desse vasto painel, convido a todos os pediatras, médicos e infectologistas a comparecer ao Congresso. Nosso objetivo principal é promover a troca de experiências, ainda mais tendo como paisagem Salvador, terra calorosa que exala boas energias e discussões”, afirma.


Fonte: SBP

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria