TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Curso e jornada prosseguem com destaque para fibrose cística
Publicada em 21/09/2018


 

Fotos: Carlos Alberto

Continuam neste sábado (22) as atividades do II Curso de Atualização em Pneumologia Pediátrica, aberto nesta sexta (21) na sede da Associação Bahiana de Medicina (ABM), em Ondina. A capacitação é realizada pelo Departamento de Pneumologia da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), com apoio do Serviço de Pneumologia Pediátrica do Hospital Universitário Edgar Santos (Complexo Hupes), que realiza simultaneamente a I Jornada Fibrose Cística.

A programação do segundo dia começa com uma mesa-redonda sobre fibrose cística com as professoras Virgínia Guedes, Edna Lúcia Souza e Regina Terse, que preside o Departamento de Pneumologia da Sobape. Em seguida, a professora Rosana Franco faz uma conferência sobre “O que há de novo no diagnóstico e tratamento da tuberculose”.

“Desafios para o pediatra” será o tema da mesa-redonda conduzida pelas professoras Luciana Sobral, Tatiane Ferreira e Regina Terse. Também estão na programação estudos de casos clínicos e uma ampla discussão sobre asma, com as professoras Lívia Fonseca e Luciana Perez. A programação do curso e da jornada será encerrada com atividades práticas de uso dos dispositivos inalatórios para tratamento de asma crônica.

Abertura

As atividades foram abertas na tarde desta sexta-feira (21) pela presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez. “É muito importante a participação dos pediatras nas capacitações da Sobape, como esse evento que traz atualizações ligadas à pneumologia pediátrica e fibrose cística”, disse Dolores, que também fez questão de destacar a importância da pesquisa, que foi tema de aula ministrada na tarde de hoje pelo professor da Unicamp, Fernando Marson.

Uma das organizadoras, a pediatra Regina Terse explica que a escolha dos professores não foi baseada apenas no currículo lattes. “Pensamos em profissionais atuantes naquela área, com grande experiência e que possam aliar e pesquisa, ensino e assistência para que possamos promover conteúdo e troca de experiências”, disse.

A professora Edna Lúcia Souza, também à frente da organização, reforçou que “as atividades são uma excelente oportunidade de atualização nos principais temas relacionados a doenças respiratórias na criança e a fibrose cística, além de ser um grande encontro de colegas”. A pediatra lembrou que a primeira edição do curso foi um “sucesso” em 2017.

A presidente dos Departamentos Científicos da Sobape, Helita Azevedo, destaca “a oportunidade de atualização na área de pneumologia pediátrica, favorecendo uma abordagem diagnóstica mais precisa, a indicação de tratamentos mais adequados, a partir de um raciocínio mais lógico e com uma conclusão mais fácil para o tratamento do paciente”.

O II Curso de Atualização em Pneumologia e a I Jornada de Fibrose Cística são destinados a pneumologistas pediátricos, pediatras, pneumologistas, fisioterapeutas, estudantes de medicina e residentes em pediatria.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria