TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Secretário Nacional convida SBP a integrar ações pró infância
Publicada em 17/09/2018


 

A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, esteve em Brasília (DF) na última semana, onde cumpriu extensa agenda institucional em favor das crianças e adolescentes de todo o Brasil. Além de apresentar, no 2º Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2018, o cenário desafiador pelo qual passa o Brasil com a queda do índice vacinal, a representante dos pediatras foi convidada a participar de reunião na Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos (MDH).

Na oportunidade, ela foi recebida pelo secretário nacional, Luís Carlos Alves Júnior, e o secretário-adjunto, Danyel Iorio de Lima. Durante quase duas horas, a Dra. Luciana apresentou sugestões e propostas para que os direitos da população pediátrica sejam respeitados e garantidos. Entre os temas discutidos, foram destaque a presença do pediatra na sala de parto, o acompanhamento do especialista às famílias desde o pré-natal, a alimentação saudável nas escolas, a violência infantojunvenil, o combate à erotização precoce e à exposição excessiva à internet, dentre outros.

“Temos muitas agendas que vão ao encontro das políticas dessa Secretaria do MDH. Estou feliz e entusiasmada com as diversas parcerias que podemos iniciar a partir de agora”, afirmou a dra. Luciana. O secretário foi convidado pela SBP a participar do 1º Fórum SBP sobre Violência na Infância e Adolescência, evento que acontece em 30 de outubro, em Belo Horizonte (MG), e que abordará as principais estratégias para identificar vítimas de agressões e prever potenciais situações de vulnerabilidade.

CONANDA – No encontro, o secretário Alves Junior firmou compromisso perante a SBP de levar alguns dos temas discutidos à pauta do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), principal órgão do sistema de garantia de direitos. Criado em 1991 pela Lei nº 8.242, o Conselho é um órgão colegiado permanente, de caráter deliberativo e composição paritária, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Conanda é composto por 28 conselheiros titulares e 28 suplentes, sendo 14 representantes do Poder Executivo e 14 representantes de entidades não-governamentais que possuem atuação em âmbito nacional e atuação na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Além de contribuir para a definição das políticas para a infância e a adolescência, o Conanda também fiscaliza as ações executadas pelo poder público no que diz respeito ao atendimento da população infanto-juvenil.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria