TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Em fórum no CFM, SBP fala sobre problemas da cobertura vacinal no País
Publicada em 13/09/2018


 

Foto: Reprodução/SBP

No ano passado, a cobertura vacinal para a poliomielite, que deveria ser de 95%, ficou em apenas 77%. A vacina tríplice viral (contra o sarampo, caxumba e rubéola) tinha cobertura próxima a 100%, em 2014, mas o índice caiu para 85%, em 2017. O nível de cobertura de vacinação, cuja meta era 95%, está em 84%. Esses números preocupam a classe médica e o assunto foi debatido na manhã desta quinta-feira (13), no 2º Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2018. O tema foi abordado na conferência “A queda do índice vacinal no país”, que teve como palestrantes a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Luciana Rodrigues Silva, e a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Carla Magda Santos Domingues.

Para a presidente da SBP, o horário de abertura dos postos de saúde, a insuficiência de vacinas e a ausência de pediatras para atender todas as crianças são fatores que ajudam a explicar a queda na cobertura vacinal. “A mãe precisa ser informada sobre quais vacinas devem ser aplicadas em seu filho”, argumentou. Como forma de melhorar a assistência infantil, a SBP elaborou um conjunto de propostas que foram entregues às equipes de todos os presidenciáveis. “É preciso garantir a presença do pediatra, que existem em número suficiente, na sa&uacut e;de básica para melhorarmos índices como os de cobertura vacinal e de mortalidade infantil”, defendeu.

As críticas feitas pela SBP foram validadas pela representante do Ministério da Saúde. Segundo Carlos Domingues, como estratégia para aumentar a cobertura vacinal devem ser ampliados os horários de funcionamento nos postos de saúde, realizadas campanhas de vacinação nas escolas e dada maior ênfase aos profissionais de saúde no processo de vacinação. "Quando o profissional recomenda, os pais completam o calendário”, argumentou.

PNI - Em seguida, ela ressaltou a importância do Plano Nacional de Imunização (PNI), iniciado em 1973, que hoje é responsável pela distribuição gratuita de 27 vacinas: 14 para o público infantil, oito para adolescentes e adultos e outras cinco para idosos. “A vacinação é uma das políticas públicas de maior efetividade. À medida que se inclui uma vacina no calendário, há uma redução rápida da doença”, afirmou. Contudo, ela chama atenção para alguns efeitos deletérios.

Um deles se relaciona com a postura dos pais, pois a inclusão de novas vacinas no calendário obriga a criança ir mais vezes ao posto de saúde e nem sempre os responsáveis têm disponibilidade esse tempo. “Daí a importância de se aplicar várias vacinas simultaneamente”, defendeu Carla Magda. “Ocorre que o profissional de saúde fica com dó da criança e diz para a mãe, que é geralmente a responsável por acompanhar o filho, voltar outro dia. Mas esta mãe não tem tempo e a criança fica desprotegida”, argumentou.

COBERTURA - Por sua vez, o 1º secretário e diretor de comunicação do Conselho Federal de Medicina (CFM), Hermann Tiesenhausen, questionou quais seriam os motivos que levaram à queda da cobertura vacinal, que aponta sinais claros de insegurança epidemiológica: “É falta de formação, capacitação ou gestão? ”, perguntou. Para o conselheiro, os problemas de saúde são mais amplos: “Também estamos tendo o aumento da sífilis, contaminaç&at ilde;o pelo HIV, febre amarela e de outras doenças infectocontagiosas”, destacou.

“Por isso, o CFM começará, na próxima semana, uma campanha publicitária conclamando os brasileiros a realizarem um exame de consciência na hora em que forem votar. Precisamos eleger candidatos comprometidos com a saúde, especialmente quando o Sistema Único (SUS) completa 30 anos", ressaltou.

Fonte: SBP

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria