TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape e Superintendência Regional do Trabalho firmam parceria
Publicada em 11/09/2018


 

Conscientizar empresas e órgãos sobre a importância do aleitamento materno foi o principal tema da reunião na manhã desta segunda-feira (10) entre a superintendente Regional do Trabalho, Gerta Schultz, e a presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), a pediatra Dolores Fernandez.

A reunião foi realizada no gabinete da Superintendência e contou com a participação do auditor fiscal do Trabalho, Antônio Ferreira Inocêncio, que está à frente do projeto de fiscalização de combate ao trabalho infantil e preside o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador da Bahia (Fetipa).

Na ocasião, a presidente da Sobape solicitou a parceria da Superintendência na promoção de ações que sensibilizem e conscientizem empresas e órgãos a promoverem o incentivo à amamentação para a mulher em seus ambientes laborais. A Sobape é membro do Fetipa e está à frente de diversas ações que defendem os direitos das crianças e dos adolescentes. A pediatra Dolores Fernandez explica que a parceria com a Superintendência é um grande avanço no entendimento da importância do aleitamento materno como fonte primordial da base da vida.

Ainda segundo a presidente da Sobape, essas parcerias com órgãos que atuam na defesa dos direitos das trabalhadores e trabalhadoras é de fundamental importância para modificar os baixos indicadores de aleitamento materno exclusivo no estado da Bahia, um benefício para a criança, futuros cidadãos trabalhadores, e para a mulher trabalhadora na proteção à sua saúde. Com os filhos mais saudáveis, as trabalhadoras se ausentarão menos do trabalho.

“Agradeço a receptividade da superintendente Gerta Schultz que entende a importância da causa como profissional, mulher e mãe. Esperamos a concretização dessa parceria o mais breve possível”, afirmou Dolores Fernandez.

Gerta Schultz falou sobre a competência da SRTb-BA na fiscalização da legislação trabalhista, mas ponderou que essa questão vai além da obrigação de cumprir leis. A superintendente ressaltou que proporcionar um ambiente saudável para as mães trabalhadoras amamentarem seus filhos é garantir a saúde das mães e o crescimento saudável da criança.

A superintendente explica que, através do leite materno, a criança tem uma saúde melhor e maior desenvolvimento físico, psíquico e emocional e que, por isso, o incentivo à amamentação pelas empresas é um ganho. “Essa é uma causa nobre para trabalharmos nos ambientes laborais tanto da iniciativa privada como na pública. A mulher quando retorna da licença à maternidade precisa de uma rede de apoio que passa, inclusive, pelo acolhimento das empresas, órgãos e instituições em que trabalham. Vamos juntos promover ações de sensibilização para fortalecermos a cultura do aleitamento materno que traz benefícios não só para as nossas crianças, mas para toda a sociedade”, disse a superintendente.

Dolores Fernandez detalha que a ideia inicial é sensibilizar as empresas a disponibilizarem uma sala para a mulher trabalhadora com infraestrutura adequada para a retirada do leite materno, seja para o consumo do próprio filho ou para a doação do leite.

*Cooperação*

A superintendente Gerta Schultz abraçou a ideia e sugeriu a formalização da parceria, ainda neste mês, com a assinatura do termo de cooperação entre a Sobape e a SRTb-BA para que juntas possam implementar ações voltadas à sensibilização e envolvimento das empresas no tema.

“Vamos transmitir a importância desse tema nos ambientes laborais para órgãos que atuam tanto na defesa dos direitos trabalhistas como na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, a exemplo do Ministério Público do Trabalho e Ministério Público do Estado da Bahia, para que os seus gestores possam ampliar a visão do tema dentro das suas competências”.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria