TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Especialista orienta sobre cuidados na prática esportiva de crianças
Publicada em 27/10/2017


 

Em entrevista ao jornal Correio 24h, o pediatra e médico de esporte, Dr. Ivan Guerra, reforçou a importância de estimular desde cedo as crianças à prática esportiva e orientou os pais sobre os cuidados necessários para preservar a saúde dos pequenos atletas.

As observações foram lembradas na ocasião da Maratona Cidade de Salvador, ocorrida no dia 22 de outubro. Mesmo sem ter prova dedicada às crianças, não é raro ver pais levarem seus filhos nessas programações.

Ivan Guerra explicou que a corrida já está inserida nas atividades de uma criança, seja nas brincadeiras de pega-pega, esconde-esconde, por exemplo, ou por meio do esporte. No segundo caso, explica o médico, a atividade deve ser introduzida de forma recreativa, sem disputas até os 12 anos. “Ela deve conhecer todos os esportes de forma lúdica, como nas corridas kids em que todos ganham a medalha e não há nenhum nível competitivo. A competição é indicada só a partir dos 12 e 13 anos, quando a estrutura osteomuscular da criança está mais desenvolvida, além de estar emocionalmente mais preparada”, revela.

O contato desde pequeno com uma atividade esportiva, seja ela corrida de rua ou qualquer outra modalidade, traz inúmeros benefícios como elenca Dr. Ivan Guerra: “vai melhorar a coordenação, o convívio social, a parte cardiorrespiratória, a formação muscular, a flexibilidade, a velocidade, o psicológico também, já que aprende a perder e ganhar. Sem falar no bem estar com a liberação de endorfina que promove uma sensação de satisfação e prazer”. E no futuro, esse indivíduo tem grandes chances de se tornar um adulto com hábitos saudáveis.

Mas, os pais e responsáveis tem que ficar atentos para evitar o exagero. Por exemplo: não é indicado que uma criança corra um percurso de 3km ou 5km. Por mais que ela queira participar de um evento de corrida acompanhando pais, familiares ou amigos, essas são distâncias muito maiores do que ela está preparada.

E o exercício em excesso pode causar “lesões musculares e de articulação, pode intensificar alguma doença como a alergia, por exemplo. Se a criança tiver alguma alergia, ela pode piorar com a atividade física. Pode, também, causar mal-estar e tontura”, afirma Dr. Ivan. Os cuidados devem ser redobrados quando se trata de pequenos com asma, diabetes entre outras doenças. “Tudo isso tem que ser visto pelo pediatra antes de praticar qualquer esporte”, avalia.

Por isso, o médico orienta aos pais e responsáveis que levem as crianças a profissionais habilitados a liberar ou não a prática esportiva como um médico pediatra ou médico de esporte e um profissional de educação física que tenha conhecimento do esporte na infância, além de outros que se façam necessário. Com o aval desses profissionais, os pequenos vão poder curtir com segurança a atividade que escolherem praticar.

Fonte: Correio 24h
Foto: Reprodução / Correio 24h

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria