TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape realiza 7ª edição do Curso de Atualização em NutrologiaPediátrica
Publicada em 01/09/2017


 

Foto: Paulo Macedo

A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) promoveu a 7ª edição do Curso de Atualização em Nutrologia Pediátrica (Canp), nesta sexta (1º) e sábado (2), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador. Direcionado a pediatras e residentes, o Canp faz parte do Programa de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (Panp), ligado à Diretoria de Cursos, Eventos e Promoções da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que tem como objetivo capacitar pediatras e formar instrutores para o curso.

O Canp tem como meta disseminar conhecimentos relativos à nutrição na faixa etária pediátrica (crianças e adolescentes), auxiliando na prevenção e/ou redução dos distúrbios nutricionais mais comuns no Brasil, como anemia ferropriva, deficiência de vitaminas, obesidade entre outros.

As aulas desta edição reuniram 39 participantes e foram ministradas pela presidente do Departamento de Nutrologia da Sobape, a nutróloga pediatra Junaura Barreto, e pela também nutróloga pediatra Sarah Levita. O conteúdo teórico incluiu temas como aleitamento materno, alimentação complementar, alergia alimentar, obesidade, deficiência de micronutrientes (“fome oculta”), intolerância à lactose e nutrição no prematuro, entre outros.

"O Canp busca ampliar o conhecimento do pediatra sobre os temas básicos em nutrologia. Com turmas pequenas, conseguimos um formato intimista, possibilitando que os participantes esclareçam as dúvidas relacionadas à nutrição infantil na prática pediátrica", afirma Junaura Barretto.

“Os conceitos de nutrologia passados no curso são atualizados e bem práticos para o dia a dia do pediatra”, completa, destacando a importância da discussão de casos clínicos para ilustrar o conteúdo teórico. “A disseminação desses conceitos mais próximos dos pediatras facilita a percepção deles para o encaminhamento de crianças, tanto no ambulatório como no hospital”, reforça.

A nutróloga pediatra Sarah Levita também ressalta a importância da atualização para os pediatras e residentes e reforça que “as publicações disponibilizadas pela SBP apresentam excelentes manuais nas principais áreas da Nutrologia”.

A presidente da sociedade e a presidente dos Departamentos Científicos da Sobape, as pediatras Dolores Fernandez e Helita Azevedo, agradeceram às pediatras Junaura Barretto e Sarah Levita pela dedicação e competência empenho em prol da formação de pediatras cada vez mais eficientes.

O Canp também orienta os participantes a utilizarem os recursos de gráficos e curvas de crescimento oferecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e presentes na Caderneta da Criança, o que ajuda a traçar o perfil nutricional da criança.

Em julho, o treinamento foi ministrado no município de Feira de Santana para 25 inscritos e, além das nutrólogas Junaura e Sarah, também contou com a presidente do Departamento Científico de Nutrologia Pediátrica da SBP, Virgínia Weffort, que também atuou com instrutora.

Histórico

Em dezembro de 2010, foi realizado o primeiro curso de capacitação de instrutores. A partir daí, os CANPs foram iniciados e novas capacitações foram realizadas, ampliando o numero de instrutores que chega a 74 pediatras. O Canp já foi ministrado em 42 cidades, com participação de 2.400 pediatras. Em 2017, a carga horária do curso passou de 16 para 20 horas, com aulas teóricas e discussão de casos clínicos.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria