TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Presidente da Sobape participa de seminário internacional sobre zika
Publicada em 10/08/2017


 

A presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), Dolores Fernandez, representou os pediatras baianos durante o Seminário Internacional Infância em Tempos de Zika – prevenção, cuidado e garantia de direitos de crianças, mulheres e famílias. O seminário, realizado nesta terça e quarta–feira (8 e 9/08), no Cimatec, em Piatã, foi uma das atividades da Feira Soluções para a Saúde – Zika, organizada pela Fiocruz.

Na manhã de ontem (9), a Sobape foi convidada a assinar um manifesto em defesa das crianças e adolescentes com deficiência física, com o objetivo de estimular órgãos públicos e privados a trabalharem o tema nas redes psicossociais. A pediatra Dolores Fernandez subscreveu o documento e foi convidada para integrar a mesa de debates representando a Sobape, entidade engajada na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

"Foi uma oportunidade de discutir sobre a questão da zika e o que fazer para minorar as consequências na saúde das nossas crianças e garantir seus direitos", disse Dolores Fernandez. O evento reuniu mulheres mães de crianças acometidas pela Síndrome Congênita do Zika vírus e outras deficiências, gestores, profissionais de saúde e especialistas nacionais e internacionais. A programação desta quarta–feira contou com a ministra dos Direitos Humanos, a baiana Luislinda Valois.

Além dos painéis, o seminário incluiu a realização de oficinas de estimulação de crianças com alterações do desenvolvimento no ambiente domiciliar e escolar e de apresentação do kit multissensiorial.

A programação incluiu debate sobre "A resposta à epidemia do vírus zika no Brasil e na América Latina e Caribe", "Redes de Inclusão: Políticas públicas intersetoriais para a efetivação dos direitos das famílias e das crianças", "Experiências internacionais na resposta ao vírus zika: Cabo Verde, Honduras e República Dominicana", "Estratégias de comunicação para o enfrentamento da epidemia do vírus zika", "istórias de Vida: conversando com as famílias de crianças afetadas pelo vírus zika" e "Engajamento da sociedade civil na resposta à emergência do vírus zika", entre outros.

O seminário foi encerrado com a leitura e aprovação do manifesto "Pela garantia dos direitos de cada criança com deficiência".

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria