TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Curso gratuito de Reanimação Neonatal capacita profissionais do interior
Publicada em 27/07/2017


 

Uma parceria pioneira entre a Sociedade Baiana de Pediatria (Sopabe), a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) oferece capacitação gratuita em Reanimação Neonatal a 86 profissionais de saúde [médicos e não médicos] de várias cidades do interior da Bahia nos meses de julho e agosto.

As aulas, realizadas na sede da Sobape, na Pituba, começaram no último dia 20 e vão até 11 de agosto. De acordo com uma das coordenadoras da atividade, a pediatra Patrícia Oliveira, o modelo de parceria feita na Bahia deve ser replicado a nível nacional. Cada um dos municípios selecionados pela Sesab pôde indicar dois participantes.

Patrícia Oliveira explica que curso tem a finalidade de atingir as metas do Programa de Reanimação Neonatal (PRN) em crianças menores de 34 semanas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o que inclui melhorar a assistência em reanimação neonatal a recém-nascidos na sala de parto e diminuir as taxas de morbimortalidade associadas a asfixia perinatal no Brasil e na Bahia.

Segundo o levantamento do Ministério da Saúde (MS), a Bahia tem a segunda maior taxa de mortalidade de recém-nascidos, com média de 13,7 para cada 1 mil nascidos vivos em 2014. O estado fica atrás somente do Amapá, onde a taxa é de 16,2. A média brasileira é de 9,9 para cada 1 mil nascidos vivos. A prematuridade, que está associada à assistência materna, está entre as principais causas da mortalidade, conforme o MS.

No último dia 17, a presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez, participou do lançamento da Estratégia Qualineo na Bahia e reforçou o engajamento da entidade no programa do Ministério da Saúde.

A pediatra Patrícia Oliveira destaca ainda que a realização do curso se deve ao empenho das pediatras Margareth Hamdan, Dolores Fernandez e Iandira Castro, que junto com ela coordena o PRN na Bahia.

As aulas são ministradas pelas pediatras Tatiana Maciel, Lizena Benincá, Margareth Hamdan, Dina Dalton, Ana Paz (vice-presidente da Sobape), Patrícia Oliveira, Rosangela Barbosa, Rosário Barreto, Lilia Embiruçu, Iandira Castro e Isis Barreto.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria