TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Pediatras realizam atividades com alunos do Projeto Hora da Criança
Publicada em 29/07/2017


 

Foto: Paulo Macedo / Sobape

Chamar a atenção da sociedade e dos gestores públicos para a necessidade de apoiar e manter a obra deixada pelo jornalista e educador baiano Adroaldo Ribeiro Costa. Foi com esse objetivo que a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) comemorou o Dia do Pediatra (27 de julho) na manhã deste sábado (29) na sede do projeto Hora da Criança, no Parque Lucaia. A ação foi realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Os pediatras baianos que aderiram à proposta foram convidados a deixar os jalecos, estetoscópios e receituários e participar de uma manhã de brincadeiras com cerca de 70 alunos atendidos pelo projeto. A programação incluiu números musicais dos alunos, homenagem da Sobape à primeira mulher presidente da SBP, a professora baiana Luciana Silva, muitas brincadeiras e café da manhã. A pediatra Ângela Hermida e a mãe de 88 anos, dona Regina Cavalcanti, tocaram teclado para acompanhar as apresentações das crianças.

Ao abrir a atividade, a presidente da Sobape, pediatra Dolores Fernandez, destacou a importância do pediatra desde os primeiros momentos da vida de uma criança. “É o profissional capacitado para cuidar do crescimento e desenvolvimento da criança desde a sala de parto. É ele quem pode indicar intervenções precoces e necessárias ao crescimento saudável”, disse Dolores, parabenizando todos os profissionais pelo dia.

Educação pela arte

Sobre a escolha da Hora da Criança, Dolores Fernandez disse que a instituição precisa de mais apoio para manter as atividades, seguindo a proposta de educação pela arte tão bem desenhada pelo professor Adroaldo Ribeiro Costa. “É necessário voltarmos a nossa atenção para esta obra que utiliza a música, a dança e o teatro como agentes transformadores das nossas crianças”, destacou, fazendo um apelo para que toda a sociedade apoie e ajude a Hora da Criança através de doações.

Emocionada com a homenagem e com as crianças, a presidente da SBP, Luciana Silva, parabenizou a Hora da Criança através da presidente, a professora Josélia Santos, à frente do projeto desde 1984, ano de morte do professor Adroaldo. “Esse é um trabalho maravilhoso. Convoco toda a sociedade baiana para atuar em prol da Hora da Criança, essa importante instituição que tem a arte como agente transformador da vida das crianças. Desejo que outras instituições como essa sejam criadas em todo o país”, disse.

Durante as apresentações, as crianças foram acompanhadas no violão e no piano pelas professoras de música Ingrid Steinhagen e Karina Reis.

Hora da Criança

Com sede na Avenida Juracy Magalhães Jr., no Parque Lucaia, desde 1994, o projeto Hora da Criança atende cerca de 300 meninos e meninas entre 5 e 17 anos. No turno oposto ao da escola, as crianças têm aula de música, artes visuais, teatro, dança, flauta doce e ainda participam de uma filarmônica. As matrículas são feitas anualmente e também contemplam alunos de escolas particulares, sendo que em menor número.

A professora Josélia diz que os recursos para manter a organização social vêm basicamente dos convênios com o Governo do Estado e com a Prefeitura Municipal de Salvador para o custeio com os dez professores, quatro funcionários e quatro seguranças. “Além disso, fazemos bazar e contamos com algumas ajudas pontuais para manter as atividades”, diz.

O ex-aluno e assessor da presidência, Mateus Russo, que faz parte da instituição desde 2 anos, destaca o trabalho do idealizador do projeto, o professor Adroaldo, e diz que as pessoas interessadas em ajudar na manutenção do organização social podem fazer contato pelo telefone 71 3356-1320.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria