TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape realiza curso teórico-prático em pneumologia pediátrica
Publicada em 21/05/2017


 

Exposições teóricas, discussões de casos clínicos e treinamentos práticos. Assim foi a metodologia do I Curso de Atualização em Pneumologia Pediátrica promovido pelo Departamento de Pneumologia da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape). A atividade reuniu pediatras, residentes de pediatria e estudantes de Medicina no Auditório do Sindicato dos Médicos (Sindimed), em Ondina, nos dias 19 e 20 de maio.

A capacitação teve apoio do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Bahia (Ufba) e do Serviço de Pneumologia Pediátrica do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Ufba). Para realizar o evento, a Sobape contou ainda com a parceria do Sindimed.

Como destaca a presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez, as doenças respiratórias são de grande prevalência na pediatria, sobretudo nessa época do ano. “Trouxemos renomados professores da Ufba e reunimos pediatras e estudantes de medicina para essa atividade teórico-prática, com a possibilidade de aprimorar o conhecimento científico e trocar experiências do dia a dia”, disse, anunciando que a idéia é levar o treinamento a cidades do interior.

A presidente do Departamento de Pneumoloia da Sobape e coordenadora do curso, a pneumologista pediátrica Regina Terse, lembrou que essa parceria com a Ufba já vem desde 1990 e o treinamento faz parte do programa de educação continuada da sociedade. “Tivemos uma pausa na realização dos eventos e retomamos agora essa segunda etapa com a possibilidade de expansão para o interior”, reforçou, destacando que para esta edição foram mais de 110 inscritos. “Os participantes puderam ter um contato maior com os professores, sobretudo no momento da aula prática sobre asma”.

Para a pneumologista pediátrica Edna Lúcia Souza, também coordenadora do curso, havia uma grande solicitação por parte dos pediatras para a capacitação na área e a organização priorizou a realização de aulas que pudessem trazer dados atuais sobre as doenças mais prevalentes na criança. “Queremos garantir uma melhor assistência, seja no ambulatório, no pronto atendimento, no consultório ou no hospital. Para isso, também contemplamos a discussão de casos clínicos”, disse.

Programa

A abertura do curso foi feita pelo professor César Araújo, que falou sobre “Radiografias de Tórax - Como interpretar”. A programação seguiu com outros temas de importância no manejo do paciente pediátrico, como “Tuberculose”, “Bronquiolites e profilaxia em prematuros”, “Distúrbios respiratórios do sono”, “Fibrose Cística”, “Pneumonia e Crise de asma”, “Pneumonias comunitárias”, “Manejo ambulatorial da asma”, “Triagem neonatal para fibrose cística” e “Prática de asma”, entre outros.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria