TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape destaca passagem do Dia Mundial de Doação de Leite Humano
Publicada em 20/05/2017


 

Foto: Paulo Macedo

Nesta sexta-feira (19), a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) reforçou em seus canais de comunicação na internet a campanha de incentivo à doação de leite materno. A data marca a passagem do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, tema em que o Brasil serve como referência no cenário internacional.

Considerado alimento padrão ouro, o leite materno reúne todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento saudável das crianças, em especial as que nascem de forma prematura e/ou cujas mães enfrentam dificuldade parcial ou total para amamentarem. Ele deve ser mantido com exclusividade nos seis primeiros meses de vida do bebê e deve seguir, pelo menos, até os dois anos com alimentação complementar.

Segundo a vice-presidente da Sobape e médica do Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), a neonatologista Ana Paz, apenas quatro dos 417 municípios baianos possuem estrutura para receber doações. Em Salvador, o serviço é realizado no Iperba e na Maternidade Climério de Oliveira. Duas unidades em Feira de Santana, uma em Itabuna e outra em Vitória da Conquista formam a rede limitada de seis BLH no estado, cuja população é estimada em 15 milhões de pessoas, segundo avaliação do IBGE em 2016.

A experiência local, conforme Ana Paz, contrasta a experiência do Brasil, que tem a maior e mais complexa rede de BLH do mundo. “A gente está privando o prematuro de ter alimento padrão. O leite materno é a primeira vacina, é uma ação de saúde”, afirma a neonatologista Ana Paz, ao propor a ampliação do serviço na Bahia.

Em 2016, o Iperba coletou 470 litros de leite de 510 doadoras e realizou 2.898 atendimentos individuais. Entre janeiro e março deste ano, 129 doadoras ajudaram a colocar 127 litros de leite no estoque do BLH do Iperba, o que gerou 1.174 atendimentos.

Ela argumenta que o investimento em equipamentos para instalação e manutenção do atendimento às mães doadoras – veículo para coleta, pasteurizador, freezer e frascos de vidro com tampa plástica para armazenamento - é barato e bastante compensador, já que “um litro de leite doado chega a alimentar até dez bebês prematuros por dia”.

As doações são recolhidas nas casas das mães que abraçam a campanha. De acordo com a neonatologista Ana Paz, o BLH do Iperba não possui veículo próprio para a finalidade de coleta. O setor recebe ajuda de militares, em número já reduzido, do Corpo de Bombeiros, do projeto “Bombeiros Amigos do Peito”, que recolhem doações três vezes por semana.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria