TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape inicia Curso de Desenvolvimento Neuro-psicocomportamental
Publicada em 13/03/2017


 

Com o auditório lotado, foi iniciado na noite desta segunda-feira (13) o Curso de Desenvolvimento Neuro-psicocomportamental no Lactente, promovido pelo Departamento Científico da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape). A aula inaugural foi ministrada pela psicóloga e psicanalista Cláudia Mascarenhas, que começou a abordagem falando sobre as transformações psíquicas que envolvem o casal desde a descoberta da gravidez.

A presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez, deu as boas-vindas e chamou a atenção para a importância de se falar sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e comportamental de bebês e crianças, sobretudo na era do zika vírus. “Esse curso busca instrumentalizar os profissionais para que eles entendam bem essas transformações e possam dar um atendimento cada vez melhor às crianças e às famílias”, destacou.

Idealizadora do curso, a pediatra Helita Azevedo, presidente da Comissão Científica da Sobape, falou sobre a satisfação de ter o auditório lotado e disse que já há uma lista de espera para o próximo curso. “Estamos muito satisfeitos em poder reunir aqui os professores e profissionais como pediatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos para ampliar as discussões e aprofundar conhecimentos”, disse, destacando o aspecto inovador do curso na Sobape.

Papel do pediatra

A psicóloga e psicanalista Cláudia Mascarenhas reforçou o caráter interdisciplinar da atividade e o papel do pediatra na identificação de patologias relacionadas ao desenvolvimento neuro-psicocomportamental. “Quanto mais cedo essas patologias são descobertas, mais se obtém resultados positivos nas intervenções e o pediatra tem um papel fundamental no processo”, diz.

Para Cláudia Mascarenhas, é fundamental que o pediatra, que está na linha de frente do atendimento, tenha conhecimento de aspectos da vida do bebê e da família desde a gravidez. “A gestação é o tempo de se criar um lugar psíquico do bebê na cabeça dos pais”, explicou.

Ela falou ainda sobre as particularidades dos três trimestres da gravidez e chamou a atenção para a necessidade de o pediatra ampliar seus conhecimentos para reconhecer sinais de risco para o desenvolvimento. “É importante reforçar as habilidade do pediatra para que ele consiga fazer um melhor encaminhamento, com melhores resultados”.

Sobre o curso

O Curso de Desenvolvimento Neuro-psicocomportamental no Lactente tem como objetivo capacitar profissionais da saúde para acompanhar o lactente (criança de 28 dias até 24 meses) através de avaliação criteriosa nos dois primeiros anos de vida, identificando aspectos patológicos na esfera neuro-psicocomportamental.

Com duração de seis meses e aulas a cada 15 dias, está sendo realizado sempre das 19h às 21h30 no auditório da Sobape, na Avenida Magalhães Neto, na Pituba.

Além da psicanalista e psicóloga Cláudia Mascarenhas, terá como instrutoras a neuropediatra Adriana Matos, a terapeuta ocupacional Ana Marta Pontes e a neuropediatra e fonoaudióloga Emanuelle Vasconcelos.
Entre outros temas fazem parte da programação discussões sobre Qual o lugar do pai e da paternidade, Achados neurocomportamentais normais e patológicos (0 a 3 meses), Sinais positivos do desenvolvimento x Dificuldades mãe-bebê, Sinais de alerta e Desordens na marcha e equilíbrio e na fala.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria