TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

A pedido do governo federal, SBP treinará serviços de neonatologia
Publicada em 11/01/2017


 

A partir de 2017, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) pode trabalhar no treinamento de maternidades e serviços de neonatalogia nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. A proposta, que integra o projeto de capacitação QualiNEO, foi discutida com o Ministério da Saúde, durante reunião realizada em dezembro. O assunto será avaliado ainda pela diretoria da SBP e pelos técnicos e especialistas envolvidos.

Segundo o dr. José Maria de Andrade Lopes, presidente do Departamento de Neonatologia da SBP e representante da entidade no encontro, o objetivo da QualiNEO é apoiar os estados para qualificar práticas de atenção ao recém-nascido nas maternidades. Além disso, o projeto pretende ajudar na redução da mortalidade infantil e propiciar a integração entre programas estratégicos do Ministério da Saúde.

“A SBP pode oferecer o apoio que for preciso, por meio dos documentos, publicações e mesmo professores que se dispuserem a contribuir”, explica o dr. José Lopes. Segundo ele, pela proposta do Governo, serão escolhidos para a ação os estados que possuem os piores indicadores de mortalidade neonatal.

NÚMEROS – Em 2012, o Brasil alcançou a meta internacional de diminuição da mortalidade infantil (menores de um ano) estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Passou de 47,1 óbitos por mil nascidos vivos, em 1990, para 14,9 óbitos por mil nascidos vivos, em 2012. A queda foi de 68,3%.

Apesar disso, em 2014 os registros de mortalidade neonatal, até os 27 dias de idade, chegaram a 26.746. Em números absolutos, a região Sudeste teve o maior número de casos: 9.634. Na sequência, aparecem Nordeste (8.594), Norte (3.320), Sul (2.999) e Centro-Oeste (2.199).

Além da SBP, estiveram presentes na reunião técnicos do Ministério da Saúde, da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais da Fiocruz e representantes do Programa de Reanimação Neonatal (PRN), também da SBP.

Fonte: SBP

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria