TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape apoia residência de Pediatria de três anos
Publicada em 08/11/2016


 

A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) esteve representada pela vice-presidente, a pediatra Ana Paz, na reunião sobre Residência de Pediatria de três anos promovida pela Diretoria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A atividade, no plano nacional, aconteceu em paralelo à reunião anual dos coordenadores estaduais do Programa de Reanimação Pediátrica (PALS), no último sábado (5), no Novotel, em Salvador.

Conforme destaca a vice-presidente da Sobape, Ana Paz, a discussão, conduzida pela presidente da SBP, a professora baiana Luciana Silva, foi muito ampla e produtiva e contou com a participação de representantes de diversos estados do país, além de toda a diretoria da SBP. “O objetivo é discutir como serão adaptados os conteúdos para que todas as regiões adotem a residência de Pediatria de três anos”, destacou Ana Paz. Segundo a SBP, há 266 programas de residência de Pediatria no país, dos quais 16 já têm duração de três anos.

A intenção da SBP é elaborar um minucioso levantamento sobre os cursos no país para que, até 2019, todas as residências de Pediatria já sejam ampliadas para três anos, como decidiu a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). As discussões da SBP, no entanto, avançam sobre questões como a adaptação dos conteúdos às particularidades de cada região do Brasil; o número e a garantia de financiamento das bolsas para os residentes; e a quantidade e a capacitação dos preceptores, inclusive nas áreas mais especializadas requeridas no programa de três anos.

“A ampliação do tempo de residência em pediatria de dois para três anos é uma medida que contribuirá para a melhor qualificação dos futuros especialistas na área. Contudo, a implantação dessa mudança exigirá cautela para assegurar aos médicos e à sociedade que os resultados esperados sejam alcançados”, disse a presidente da SBP, Dra. Luciana Rodrigues Silva.

Também estiveram presentes à reunião representando a Sobape os pediatras Helita Azevedo e Dilton Mendonça e a presidente da Sociedade de Pediatria de Feira de Santana (Sopefs), a pediatra Tatiana Vieira.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria