TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Canp debate investigação detalhada da avaliação nutricional de crianças
Publicada em 22/10/2016


 

Muito mais que medir e pesar. Foi sob essa premissa que pediatras baianos discutiram uma investigação mais detalhada da avaliação nutricional de crianças e adolescentes durante o Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (Canp), realizado pela Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) e promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em Salvador.

As aulas, iniciadas na sexta-feira (21), foram concluídas na tarde deste sábado (22) com palestras das nutrólogas pediatras Sarah Levita e Junaura Barreto, que preside o departamento de Nutrologia Pediátrica da Sobape.

"As pessoas acham que é só a antropometria, ou seja, pesar, medir e colocar na curva de crescimento, mas é uma avaliação muito mais ampla", esclareceu a pediatria Sarah Levita. Durante a abertura do curso, ela destacou alguns pontos que precisam ser levados na consulta médica, como a rotina da criança, os hábitos alimentares dos pais, tempo de exposição à televisão (tablet e smartphone) e ainda o histórico alimentar da mãe desde o período gestacional.

Segundo ela, pesquisas detectaram cerca de 150 substâncias no leite materno, dentre as quais vários tipos de gordura, inclusive saturadas, que são consumidas pelo bebê através da amamentação.

"A alimentação da mãe influencia já no intra útero. Não é incomum a gente ver em consultório crianças em aleitamento materno exclusivo que já evoluem para a obesidade", afirmou.

Em dois dias de aulas, os participantes do Canp também realizaram discussões sobre segmento ambulatorial do recém-nascido pré-termo, alergia alimentar, desnutrição, obesidade infantil, alimentação do pré-escolar e adolescente, deficiência de micronutrientes, aleitamento materno e alimentação complementar.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria