TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape reforça orientações no combate à obesidade infantil
Publicada em 12/10/2016


 

Foto: Agência Getty Images


Uma a cada três crianças brasileiras (entre 5 e 9 anos) está acima do peso. O levantamento feito pelo Ministério da Saúde se aplica também a adolescentes de 12 a 17 anos, dos quais 8% são obesos. A marca fez a Organização Mundial de Saúde (OMS) acender o alerta sobre os impactos da obesidade infantil, que tem se tornado um problema epidêmico, especialmente em países emergentes como o Brasil.

Nesta quarta-feira (12), feriado dedicado às crianças, a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) reforça a campanha nacional de prevenção da obesidade, realizada nesta terça (11), e oferece orientações de como os pais devem lidar com o problema.

De acordo com a nutróloga e gastropediatra, Junaura Barreto, presidente do Departamento de Nutrologia da Sobape e membro do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o primeiro passo no combate à obesidade deve ser dado durante a gravidez e, posteriormente, na primeira etapa de 1.000 dias da criança.

"Com hábitos saudáveis, a gestante garante um aporte de nutrientes adequados e permite, assim, a modelação genética normal. Sabemos da importância dos 1.000 dias de vida da criança, que se inicia na 27ª semana de gestação e vai até os 2 anos. Nesta fase, o DNA sofre alterações garantindo a expressão de alguns genes que deflagrarão as doenças crônicas futuras, tais como obesidade, diabetes, hipertensão, etc", esclarece a especialista, ao pontuar que "o aleitamento materno exclusivo é a segunda instância de prevenção contra obesidade infantil".

Com causas multifatoriais, a obesidade infantil deve tratada por um médico especialista, conforme aconselha Junaura Barreto. "O médico nutrólogo ou endocrinologista pediátrico é importante no acompanhamento da criança obesa, uma vez que precisa identificar e tratar as co-morbidades que se associam à doença".

Ainda conforme a nutróloga, orientação alimentar por meio de um nutricionista também tem papel crucial, além de um profissional de educação física que oriente a prática de atividades lúdicas voltadas ao  aumento do gasto energético.

"As dietas restritivas em crianças podem prejudicar o crescimento, bem como o uso de medicações para tratar complicações da obesidade se restringe a situações bastante específicas", adverte Junaura Barreto.

Curso de Atualização em Nutrologia Pediátrica

Nos dias 21 e 22 de outubro, a Sobape realiza em Salvador mais uma edição do Curso de Atualização em Nutrologia Pediátrica (Canp) em parceria com a SBP. A atividade capacita pediatras, residentes de pediatria e profissionais de saúde em temas como Avaliação da condição nutricional, Aleitamento materno, Alimentação complementar, Obesidade e síndrome metabólica, deficiência de micronutrientes, e Alergia alimentar.

As aulas acontecerão na sede do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), em Ondina. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo telefone 71 3341-6013.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria