TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

DIA DO PEDIATRA: Situação das UTIs pediátricas na Bahia em discussão
Publicada em 25/07/2016


 

Salvador apresenta, segundo o IBGE (2010) 0,73 leito de terapia intensiva pediátrica para cada 10 mil habitantes, apesar de o Ministério da Saúde recomendar de 1-3 leitos para cada 10 mil. Dados como este serão apresentados pelo Departamento de Terapia Intensiva da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) durante a mesa-redonda “O Hupes de mãos dados pela UTI Pediátrica”, nesta quarta-feira (27), às 10h, no Hospital das Clínicas.

A atividade, que será realizada no Auditório do Centro Pediátrico Professor Hosanah Oliveira do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (CPPHO/HUPES), no Canela, comemora o Dia do Pediatra – 27 de julho, e chama a atenção para um grave problema na assistência pediátrica no estado, como destaca a presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez. “Estamos unidos em torno da questão e lutamos pela implantação da UTI pediátrica do Hospital das Clínicas”, destaca Dolores Fernandez.

Na Bahia

Conforme esclarece a presidente do Departamento de Terapia Intensiva da Sobape, a pediatra Lara Torreão, “na rede conveniada ao Sistema único de Saúde (SUS), Salvador conta com apenas 50 leitos de UTI pediátrica distribuídos em sete hospitais públicos e filantrópicos”. No estado, para atendimento pelo SUS são 18 leitos nos municípios de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Barreiras. “Na bahia, a relação é de apenas 0,16 leito para cada 10 mil habitantes”, completa.

“A baixa disponibilidade de leitos expõe a população pediátrica a uma morbimortalidade maior e vem sendo avaliada nos últimos anos para geração de Plano de Ação conforme convocação do Ministério Público”, destaca Lara Torreão, que é professora de Pediatria da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Lara Torreão destaca ainda que “o HUPES está ligado à Faculdade de Medicina da Bahia, primeira do Brasil e referência no estado para diversas especialidades, incluindo as doenças raras e pode fazer melhor com abertura da UTI Pediátrica, ou seja, pode ampliar a sua ação com possibilidade de transplantes e cirurgias complexas”.

Foram convidados para participar da mesa-redonda representantes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Universidade Federal da Bahia/ Faculdade de Medicina da Bahia/ HUPES, ministérios públicos Federal e do Estado da Bahia, Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria