TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape participa de congresso alusivo aos 70 anos da Ufba
Publicada em 20/07/2016


 

A Concepção de Família na Atualidade: uma analise histórica, sociológica e jurídica. Esse foi o tema do fórum do congresso comemorativo aos 70 anos da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que contou com a participação da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), através da vice-presidente, pediatra Ana Paz.

Realizado no auditório da Faculdade de Farmácia, no último dia 15, o fórum teve como objetivo ampliar a participação do público no debate sobre o tema família nos mais diversos aspectos. O congresso em comemoração ao 70º aniversário da Ufba foi realizado entre 14 e 17 de julho.

Em sua exposição, dra. Ana Paz, que é responsável médica pelo Banco de leite do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), falou sobre a importância da mãe nos primeiros meses de vida do bebê, dando ênfase à condição de dependência de um bebê ao nascer e a importância da presença da mãe para suprir as necessidades de nutrição, afeto e vinculação, para uma boa independência na vida adulta. A pediatra citou Grantly Dick Read ao dizer que “um recém-nascido tem apenas três exigências: o calor nos braços de sua mãe, alimento de seu peito e segurança de sua presença. A amamentação supre as três”.

A pediatra Ana Paz, que integrou a mesa Licença maternidade estudantil: Mãe, você tem direito!, destacou também a importância da discussão do tema no âmbito da universidade. "Como acontece com o funcionalismo público, as alunas precisam ter direito à licença maternidade de seis meses, para conseguir manter os estudos, sem perder o semestre, podendo acompanhar o curso através de videoaulas, e contanto com o suporte da universidade", disse a pediatra, declarando apoio da Sobape em favor da licença em prol do aleitamento materno livre demanda por seis meses, como recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).


Além de Ana Paz, também participaram das discussões a deputada federal, Alice Portugal; o professor Francisco Bertino Bezerra de Carvalho, procurador do Município de Salvador e coordenador do curso de Direito da Ufba; Paulo Gabriel Nacif, titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC e ex -reitor da UFRB; André Batista Neves, procurador da República e Professor de Direito Fundamental Ufba; e Eufrásia Neres, aluna do Bi de Ciência e Tecnologia Ufba e mãe de gêmeos.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria