TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Martagão Gesteira reinaugura UTI Pediátrica e ambulatório de Oncologia
Publicada em 31/05/2016


 

Foto: Marina Silva/Correio*

Na segunda-feira (30), o Hospital da Criança Martagão Gesteira inaugurou sua nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica e o novo ambulatório da Oncologia. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 400 mil, adquiridos integralmente com recursos de doações de pessoas físicas e jurídicas.

A UTI Pediátrica, que foi inaugurada pela primeira vez no ano de 2000, volta a funcionar totalmente reestruturada, após 10 meses de reforma. No ano de 2015, os 10 leitos da UTI Pediátrica do Martagão atenderam quase 500 pacientes, sendo 52% clínicos e 48% cirúrgicos. Com foco no tratamento de alta complexidade em crianças de 0 a 15 anos, a nova unidade conta com uma equipe de 55 profissionais multidisciplinares, com médicos de diversas especialidades, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros.

Entre os casos mais comuns tratados no hospital, estão as cirurgias cardíacas, neurocirúrgicas e torácicas. Já o ambulatório da Oncologia possui 20 leitos de internação e 12 de quimioterapia, além de três consultórios médicos, um de enfermagem e mais um de psicologia e serviço social, com uma média de 40 atendimentos diários. O espaço foi inaugurado com uma homenagem ao cantor Saulo Fernandes, recebendo o nome de “Cantinho do Saulo” em agradecimento à sua participação em campanha de arrecadação de verba em prol do Martagão, além de toda ajuda que o artista dedica ao hospital e a seus pacientes.

Segundo a coordenadora do setor, a médica intensivista pediátrica Nimara Batista, a qualificação do serviço, atrelado à alta rotatividade dos pacientes, causa um impacto positivo fundamental para todo o Estado da Bahia.

— O Martagão Gesteira reúne, em um único serviço, a tomografia, o neurocirurgião, o oncologista e a UTI Pediátrica, fazendo com que o paciente seja atendido em um mesmo lugar.

Fonte: R7

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria