TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Palestra sobre Vitamina D reúne pacientes celíacos na sede da Sobape
Publicada em 15/05/2016


 

Foto: Paulo Macedo // Sobape

Um encontro no sábado (14) no auditório da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) marcou a passagem em Salvador do Dia Internacional do Celíaco, celebrado sempre no terceiro domingo do mês de maio. Pacientes celíacos e familiares acompanharam a palestra sobre Vitamina D feita pelo professor doutor Jozélio Freire, reumatologista do Centro Médico do Hospital Aliança.
A atividade, dirigida pela gastropediatra Katia Baptista e coordenadora na Bahia da Associação dos Celíacos do Brasil (Acelbra) foi selada com um café da manhã com itens produzidos sem glúten.

O reumatologista Jozélio Freire explicou que, apesar do nome, a vitamina D é um hormônio e exerce funções em todas as células e todos os tecidos do corpo. Entre os principais benefícios, ele destacou que a presença desse hormônio ajuda na proteção dos ossos, na força e equilíbrio muscular, previne infecções, tuberculose pulmonar, infecção urinária, hepatites e atua até na redução da incidência de dengue. “Aumenta a resposta imunológica da pessoa”, completou.

Ele explicou que a principal meio de absorção da vitamina D é por exposição ao sol, mas alertou que os hábitos da vida contemporânea de conviver em locais fechados, seja no trabalho ou no carro, com ar condicionado, desencadearam uma baixa dos níveis da vitamina na população mundial.

Pacientes de patologias auto imunes, como a doença celíaca, lupus, albinismo geralmente têm níveis baixos de vitamina D. A reposição para celíacos pode ser feita preferencialmente por suplementação intramuscular, já que as complicações intestinais podem comprometer a absorção feita via oral.

A doença celíaca atinge 1% da população mundial tem doença celíaca, mas em 90% dos casos não têm manifestações muito importantes ou são totalmente assintomáticas.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria