TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Salvador sedia 8º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal
Publicada em 31/03/2022


 

Pediatras e especialistas na área da saúde de várias partes do mundo se reúnem até sábado (2), no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, em Salvador, para o 8º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal, com mais de 800 inscritos. O simpósio é promovido Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), presidida pela pediatra Luciana Silva, em parceria com a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), conduzida pela pediatra Ana Paz. A abertura da atividade foi nesta quinta-feira (31).

Além das duas presidentes e de outros representantes da pediatria e da Reanimação Neonatal no Brasil, estiveram na mesa de abertura a secretária de Saúde do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro; o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar; e a secretária estadual de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira, que também é médica.

Logo após a fala de Ana Paz na abertura, a Sobape exibiu um vídeo em homenagem à trajetória da pediatra Lícia Moreira, com mais de 45 anos dedicados à medicina e com atenção especial para a neonatologia. “Tem sido uma alegria muito grande receber essa atividade. Nunca houve um simpósio de reanimação neonatal no Nordeste. E temos um púbico muito bom, porque é um público muito específico, a maioria é de instrutores de reanimação. E o nosso trabalho é garantir um nascimento seguro para os nossos bebês, sejam a termo ou prematuros. E a meta é treinarmos mais pessoas para que recebam bem essas crianças no nascimento”, disse.

A presidente da SBP, Luciana Silva, falou da alegria de ter o primeiro evento presencial da SBP, em Salvador, depois de dois anos de pandemia e reunindo mais de 800 inscritos. Destacou a importância da reanimação neonatal na vida das crianças e aproveitou para convidar para o 40º Congresso Brasileiro de Pediatria, que será realizado em Natal (RN), entre 3 e 7 de maio.

A programação cultural do primeiro dia do simpósio, no intervalo das conferências, incluiu uma apresentação de músicos e dançarinos do bloco afro Malê Debalê.

Temas

A programação científica do simpósio, que traz professores internacionais, inclui temas como “O Programa de Reanimação Neonatal no Brasil: a força dos instrutores”; “A reanimação neonatal no mundo”; “Comunicação e liderança no sucesso da reanimação”; e “Otimizando a ventilação com pressão positiva ao nascimento”, “Controvérsias no clampeamento do cordão umbilical”; e “Inovação no ensino da reanimação”, entre outros. Confira aqui a programação. completa

Na tarde de quarta-feira, como atividade pré-simpósio, houve a reunião de recredenciamento dos instrutores do Programa de Reanimação Neonatal, com divulgação do material de ensino teórico e prático dos cursos. A presidente da Sobape, a pediatra Ana Paz, participou do encontro, juntamente com a delegação baiana, que reúne cerca de 40 instrutores.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria